quarta-feira, 10 de junho de 2020

O umbigo como o centro do mundo

Hoje, tenho convicção de que o Bolsonaro não venceu à toa: a serpente foi chocada dentro das universidades brasileiras. Como já disse anteriormente neste espaço, há “Dificuldades de se olhar no espelho”, bem como de olhar e respeitar o outro, aquele que pensa diferente. E por que digo isso?  Pelo simples fato de que há professores e professoras que se negam a discutir conjuntura. Olham para o próprio umbigo como se fosse o centro do mundo. Defendem interesses individuais e se irritam profundamente com qualquer pauta que tenha cheiro de “coletivo”. Como a universidade brasileira está “tomada” por professores em estágio probatório, o medo da perseguição pode explicar este tipo de comportamento de alguns e algumas. Em geral, porém, ao que parece, resta a visão do umbigo com o local onde o sol gira no entorno.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.