segunda-feira, 8 de junho de 2020

O modelo mental vigente

Uma coisa já se sabe, há tempos: nosso “modelo mental” didático-pedagógico, definitivamente, terá de ir para o espaço. Por mim, do ponto de vista pessoal, o modelo tradicional de educação já teria sido implodido há tempos. Não se avança em educação apenas “olhando para trás”. E é isso oque se tem visto no Brasil, em todos os níveis. O modelo mental de professores e professoras é atrasado, portanto, arcaico. Tenho visto muita reestruturação que, ao invés de “olhar para frente”, volta. Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do ponto de vista estrutural, foi assim. Na universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) o caminho que se aponta é o mesmo: retrocesso. Lastimavelmente, o nosso modelo mental é atrasado. Ou mudamos de mentalidade ou nada pode mudar.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.