terça-feira, 13 de setembro de 2011

Manipulação dos dados do Enem

Há um equívoco muito grande pegar os resultados do Exame Nacional dos Estudantes (Enem) e compará-los entre escolas, e, mais ainda, entre estados. É evidente que as escolas particulares possuem interesses comerciais na publicação de classificações e “rankings” para depois utilizar essa própria divulgação gratuita em prol da “venda” de novas vagas. No entanto, divulgar nomes de escolas e estados, em bloco, como se o Enem medisse o desempenho das escolas e dos estados, é um erro gravíssimo. O Exame mede o desempenho dos estudantes, inclusive, individualmente. Portanto, não se pode dizer que a escola tal teve desempenho tal, ou que o estado tal é melhor que o outro. O Amazonas tem um prova cabal de como a estatística do Enem é equivocada. Uma das escolas mais famosas (e bem-sucedidas de Manaus) “convenceu” todos os seus estudantes, das duas unidades, a participarem do Enem. É evidente que essa escola terá desempenho melhor do que outra que não tenha conseguido “convencer” a totalidade dos seus estudantes. Ora, se nem todas as escolas participaram com 100% dos estudantes, como falar que o “Amazonas” ficou na “colocação” Y ou Z? O Enem, portanto, deve ser visto apenas, como o próprio nome diz, um exame nacional de estudantes. Comparar estudantes da mesma escola, no máximo, é o aceitável. Qualquer outra comparação dos dados do Enem é falaciosa. Pura manipulação midiática.

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