quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Enem como indutor de políticas públicas

Ao invés de usar os resultados do Exame Nacional dos Estudantes (Enem) para criar comparações entre escolas, os governos Federal, Estadual e Municipal deveriam era observá-los, minuciosamente, como indutores de políticas públicas. Em sendo essa a visão, os dados relativos aos estudantes de determinadas escolas devem ser avaliados escola a escola. Não para punir estudantes (talvez premiá-los), mas para servir de base às políticas públicas por escolas, por regiões administrativas e globais. Sem isso, os resultados do Enem servem apenas às escolas particulares como um bom instrumento de marketing. Absolutamente mais nada! Portanto, é preciso que se tenha clareza de que os objetivos do Exame não são de classificar as melhores escolas ou os melhores estados. No máximo, é um belo ornamento para o currículo do estudante. Faz-se necessário, portanto, que haja parcimônia na avaliação desses números. Caso contrário, o Exame perderá a razão de ser.

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