quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Facebook, Skype e YouTube: a sinergia das mídias

Net, Claro e Embratel anunciaram hoje a integração dos serviços de rede para ofertar aos consumidores serviços de Web, TV e telefone num pacote denominado “Combo Multi”. Há 11 anos, em 2003, num dos capítulos da minha tese, “Por um clique: o desafio das empresas jornalísticas tradicionais no mercado da informação – Um estudo sobre o posicionamento das empresas jornalísticas e a prática do jornalismo em redes, em Manaus. 2002. 309p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação): Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2003”, tive a coragem de ousar e dizer que o futuro chegaria com essa configuração. Como a Legislação brasileira era rigorosíssima e não permitia esse tipo de integração, muitos duvidaram. E isso é só o começo. O modelo de TV Digital brasileiro nasceu morto e terá de se reconfigurar. A sinergia das mídias é uma realidade inevitável. Em poucos anos, tudo o que se entende por “mídia” estará centralizada em um único aparelho e forma de recepção. Arrisco-me em dizer que a Internet do futuro (portanto a mídia já em sinergia) será uma mistura de Facebook, Skype e YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.