terça-feira, 4 de outubro de 2011

O título de Lula e o preconceito

Há ainda na classe alta brasileira preconceito imenso em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Afora o fato de ele ter levado José Dirceu a tira-colo quando foi receber o título de doutor honoris causa do Instituto de Ciência Política de Paris, em nada o título de Lula diminui o valor do meu título de doutor obtido, como muito suor, junto à Universidade de São Paulo (Usp). Um título não tem nada que ver com o outro e seria uma idiotice sem tamanho da minha parte não reconhecer a capacidade, talvez até acima do nível de doutorado, que Lula tem de fazer política, de ser político. É bem-verdade que José Dirceu sempre foi seu fiel-escudeiro. Talvez isso explique o fato de ter sido convidado a acompanhar Lula quando da entrega do título. No mais, qualquer manifestação contrária ao título de Lula não passa de dor-de-cotovelo e inveja. Jamais me apequenarei a ponto de me sentir menor (tanto eu quando meu título) porque Lula foi titulado doutor. Os títulos “honoris causa” homenageiam personalidades. E Lula é o primeiro da América Latina a recebê-lo. Pelo que ele já fez na política brasileira e mundial, o título é mais do que merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.