quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ufam erra ao reconhecer automaticamente mestrado paraguaio


Ao chegar em Manaus, soube que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) reconhecerá automaticamente os cursos de Mestrado feitos por seus professores na Faculdade Interamericana do Paraguai. A Ufam, segundo soube, usa o mesma interpretação de quem oferece “cursos de aluguel”, o que o Decreto n° 5.518, de 23 de agosto de 2005, garante a validação automática desses títulos. Ainda que reconheça a autonomia da universidade para tomar tais decisões, a Ufam não está acima da Lei. Logo não pode ferir nem o Decreto nem o Acordo de Assunção. O que os dois documentos, combinados, deixam claro é que a validação automática só ocorrerá quando o pesquisador for atuar na universidade (ou faculdade) na qual obtiver o título. Da mesma forma, se um paraguaio obtivesse o título na Ufam, aí sim, poderia ser validade automaticamente. Essas medidas foram tomadas com o intuito de incentivar a mobilidade entre pesquisadores de países que fazem parte do Mercosul e não uma forma de os professores e as universidades burlarem as duras regras da Capes para a obtenção dos títulos de mestre e de doutor. Case espanto que uma universidade federal se posicione de uma forma que afeta todo o sistema da Pós-graduação brasileira.

2 comentários:

  1. O candidato se habilita em uma seleção para mestrado em um Universidade Pública brasileira. faz uma seleção com 480 candidatos e 20 vagas passa na seleção, no teste de proficiencia em língua estrangeira fica na 6ª colocação e depois não encontra um orientador que queira acompanha-lo sem dilapidar ao extremo a ideia de projeto que o cursista tinha. Uma elitização imbecil, burguesa, conservadora e que é um dos fatores responsáveis pela baixa produção intelectual do país. Um docente faz esforço próprio, custeia um curso em um outro país. (por preconceito burgues e desconhecimento ou até proteção do seu próprio status quo dentro da academia) Denigre a imagem de um curso o qual não tem menor conhecimento. Não sabe por exemplo que no paraguai nestes cursos muitos Doutores que são professores são professores tambem da USP, UNICAMP, UFRJ, UFF que são grandes e inquestionáveis Universidades. mas se acha capaz de jugar a qualidade do mesmo. Esse país é mesmo uma piada pronta.

    ResponderExcluir
  2. Passei por essa situação. Dispensei o mestre, quase fui expulso. Mas, ainda existe o MPF.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.