domingo, 8 de julho de 2012

Sobre a "Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça"


Recebi dezenas de manifestações e e-mails com elogios à “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, publicada ontem, neste mesmo espaço. As mensagens ressaltavam “a coragem” em tê-la escrito e publicado. Não poderia fazer outra coisa, leitores e leitoras! Desde quando a Secretaria das Relações de Trabalho, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOg), cujo titular é o senhor a quem dirigi a carta, disparou a mensagem 552047 e os setores de Recursos Humanos das universidades federias começaram a divulgá-la, recebi inúmeros e-mails e telefonemas de vários colegas consultando sobre o que deveria ser feito. Como Delegado da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) junto ao Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) teria de esperar o posicionamento do Andes-SN e do CNG. Como Delegado da Adua, porém, e membro do Comando Local de Greve (CLG) deveria responder imediatamente. A greve, no ponto atingido pela nossa greve, é, acima de tudo, uma “guerra simbólica”. Uma guerra pela informação. A mensagem 552047 era a “arma” do Governo Federal nessa guerra. Tinha de ser anulada com outro torpedo na mesma proporção para não deixar que a “tropa” perdesse o moral. O objetivo da medida tomada pelo secretário era “tocar o terror” entre nós. Fazer com que ficássemos como medo e saíssemos correndo da greve. Acontece que temos líderes. Pessoas que fazem parte dos “comandos”. E essas pessoas não podem fraquejar. Individualmente não somos “Titãs”. Saber que podemos contar com o apoio de cada um dos envolvidos nessa luta por uma universidade digna, de qualidade e socialmente referenciada nos dá essa força de quem, aparentemente, é invencível. Enquanto estivermos unidos, teremos, todos, forças para reagir. Caso não, feneceremos. Porém, juntos!

Se você ainda não leu a carta, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.