terça-feira, 4 de junho de 2013

A primeira semana de (não ter) aulas

Um colega professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que ministrou aula ontem, no primeiro dia do primeiro período letivo de 2013, relatou-me que alguns estudantes da turma dele disseram que ele "gosta de aparecer", por ter ministrado aula. Já a filha de uma amiga reclamava que não teve nenhum dos tempos de aulas previstas, também, ontem. São as faces de uma mesma moeda chamada "comprometimento". Há muito, parece existir uma regra não escrita: não se pode ministrar aulas na primeira semana. É a cínica cultura do antigo "pacto da mediocridade": professores (e professoras) fingem que ensinam, estudantes fingem aprender, todos são muito bem avaliados e a vida acadêmica continua como uma peça de teatro na qual os artistas são todos canastrões. É lastimável que, de um lado, o professor esteja predisposto a ministrar aulas desde o primeiro dia e seja visto pelos estudantes como alguém que "quer aparecer". Uma comprovação tácita da falta de compromisso dos estudantes daquela turma, ou, na melhor das hipóteses, daqueles que fizeram comentário tão infeliz. Do outro lado, infelizmente, um estado inoperante que oferece vagas nas universidades sem que existam professores suficientes (em números) ou comprometidos em ministrar aulas desde o primeiro dia. Com isso, professores substitutos (no fundo trabalhadores temporários) são contratados. A autorização para esses contratos, no entanto, nunca acontece antes do início dos períodos letivos. Vive-se a contradição de uns que podem estudar e não querem e outros que adorariam ter aulas desde o primeiro dia, mas, não podem. Lastimável!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Lastimável, ridículo! Desde minha primeira entrada na Universidade pública convivo com esse cenário, e nunca entendi bem o por que, senão sob a citada ótica do "pacto da mediocridade". Nuca entendi quando colegas reclamavam quando o professor dava aula na primeira semana, ou quando ele deixava para fazer chamada ao final da aula. A Universidade é pública, o cidadão deve estar ali porque QUER. Sou Técnico da UFAM, estou esperando o ENEM ou EXTRAMACRO para poder voltar à graduação (pois venho de outro estado e não teve jeito de transferir) e tenho certeza de que vou passar por isso ainda muitas vezes, todo início de semestre. Infelizmente.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.