sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mídias Digitais: o maior desafio é a motivação

Há um ponto essencial no uso das Mídias Digitais em Educação, crucial, também, nos encontros presenciais: resolver o problema da motivação dos estudantes. Aliás, parece fazer parte do DNA do estudante o pessimismo: sempre cobra mais do que dá e acredita menos que devia na Instituição onde estuda. Nada é capaz de motivá-los como nós, os professores e professoras, sonhamos. Querem sempre o ideal em equipamentos e laboratórios mas, muitos deles, não se entregam com o mesmo afinco que cobram. O que quero dizer com isso? Simples! Nenhum experiência com as Mídias Digitais será exitosa se não tiver a motivação e a participação efetiva dos estudantes. De que adianta, por exemplo, montarmos uma sala de aula virtual se os estudantes não participarem, não tirarem dúvidas com os tutores? E se uma discussão, um debate, foram essenciais para uma disciplina? Só a participação efetiva dos estudantes suprirá o problema. Portanto, não se pode falar em Mídias Digitais se a escola for a do silêncio. Autonomia e participação são fundamentais para que se fale, efetivamente, no uso das Mídias Digitais na Educação.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.