sexta-feira, 14 de junho de 2013

O lugar da Pós-graduação nas univerdades

Toda a estrutura da universidade brasileira é baseada na Pós-graduação, muito embora, na maioria delas, a Pós funcione como uma espécie de "puxadinho". Para quem não sabe, o "puxadinho" funciona como se fosse um anexo da casa, ou seja, pode ser retirado sem que a estrutura da casa seja abalada. Eis o problema de tratar a Pós-graduação como um "puxadinho": ela não pode ser retirada sem que a estrutura da casa, ou seja, da universidade, seja abalada. E porque não pode? Porque, de acordo com o Decreto 5.773/06, "As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:
I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;
II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral."
Para além disso, o Governo Federal, por meio de todas as suas agências de fomento e o mantenedor efetivo, o Ministério da Educação (MEC) avaliam o que é ou não universidade, pelo número de cursos de doutorado que possuem. É um erro estratégico dos mais graves, portanto, tratar a Pós como se fosse um mero anexo da instituição.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 13/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.