quinta-feira, 26 de março de 2015

MEC não terá corte no Orçamento

Os primeiros sopros de otimismo para a Educação surgem em Brasília. O novo ou a nova ministra da Educação terão menos problemas para tirar do papel o Plano Nacional de Educação (PNE) caso se confirme que o corte de 30% no Orçamento, pelo menos da Educação, não ocorrerá mais. Não há nenhuma confirmação oficial, mas, fontes palacianas revelam que é desejo da presidente Dilma Rousseff (PT) tirar as universidades públicas brasileiras do sufoco que estão no início do ano e retomar, na prática, o lema que lançou ao assumir o segundo mandato: “Pátria Educadora”. Por linhas tortas, um dos pontos positivos é a saída do próprio ministro. Cid Gomes (PROS), político nato e, pela forma como saiu, de oposição e não de situação, como fingia ser, não era bem-visto por ninguém no setor da Educação. Resta saber quando os repasses de verbas para as universidades retomam à normalidade. Se antes os repasses eram de 1/12 ao mês, passaram para 1/18 e deixaram algumas universidades sem condições de pagar quaisquer dos serviços terceirizados. Só a especulação de que não serão efetivados mais os cortes anunciados no ajuste fiscal já mudaram o clima na área.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.