quinta-feira, 5 de março de 2015

O sabonete Seplan na Ciência e Tecnologia

A turma que assessora o governador José Melo (PROS), liderada pelo seu irmão, o médico Evandro Melo, como se diria popularmente, “não tem de besta nem a cara”. Alertada pelos discursos dos presentes à Audiência Pública convocada pelos deputados Josè Ricardo (PT) e Luiz Castro (PPS)e ocorrida no dia 03 de fevereiro de 2015, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), percebeu o mico que o Estado pagaria nacionalmente e, de imediato, passou um sabonete da marca Seplan na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Para não perder a “identidade da marca”, deixou a sigla “Seplan”. Maior esperteza não poderia existir: na prática, os deputados extinguiram a SECTI e passaram a estrutura da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Seplan. No entanto, alertados pelas falas da Audiência Pública, perceberam o potencial de arrecadação de recursos da antiga SECTI (foram R$ 37 milhões só no ano passado). Ora, para não perder assento nos fóruns nacionais e não sair do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, os deputados rebatizaram a Seplan, mas mantiveram a sigla. Assim hoje, dia 05 de março de 2015, decreta-se a morte oficial da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e o nascimento de um Frankstein chamado Secretaria de Estado do Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Seplan). Sabe-se lá como tal mostro remendado conduzirá a política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.