sexta-feira, 6 de março de 2015

O lugar da aprendizagem

Até hoje, ainda não compreendi, a fixação de alguns colegas professores e professoras pela sala-de-aula como o único locus para a aprendizagem. O lugar da aprendizagem, ao nosso ver, é o mundo. E a leitura do mundo não pode ser um ato automático de interpretação de textos, muito embora, quem tem a habilidade de interpretá-los, certamente, tem mais facilidade de entendê-lo (o mundo). Talvez tenhamos de ser mais radicais e compreendermos que o lugar da aprendizagem é a própria vida. E se a vida é o lugar da aprendizagem, a sala-de-aula, com certeza, não será capaz de reproduzi-la. Eis, então, o nosso desafio maior: transformar a sala-de-aula em um espaço saudável, de interações e trocas constantes, capaz de fazer com que o estudante sinta-se motivado a adquirir conhecimentos, a exercer a criatividade e a desenvolver o espírito da descoberta. Talvez, assim, seja menos doloroso o processo de aprendizagem e aquisição de saberes.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.