sábado, 12 de dezembro de 2015

A corrida das universidades públicas

Ao que tudo indica, as universidades públicas brasileiras estão perdendo a corrida para selecionar os melhores estudantes. Não porque aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso, mas, por terem parado no templo, sem olhar para a concorrência. Aliás, a crença que ainda se mantém é de que as universidades públicas são as melhores em todos os sentidos. E, talvez, ainda as sejam. Porém, com o surgimento de inúmeras universidades particulares de Norte a Sul, Leste a Oeste do País, um fenômeno que parecia improvável começa a ocorrer: turmas que não conseguem completar o número mínimo de estudantes, ano após ano. Sem contar que, atualmente, o nível de preconceito em relação às instituições particulares de nível superior caiu muito. Se antes, ter sucesso era sinônimo de ingressar em uma universidade pública, hoje, é concluir um curso superior. Ou as universidades públicas passam por um processo interno significativo de mudanças ou, paulatinamente, perderão mais estudantes e o pretígio que ainda desfrutam junto à sociedade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.