segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O que podemos aprender com a Bílbia

A missa de ontem era dedicada à Sagrada Família. Pasmo, deparei-me com os escritos do Pe. Virgílio, ssp. no Folheto O Domingo (ANO LXXXIII – Remessa XIV – 27-12-2015 - N˚ 61), intitulado “A família não é mais aquela”. Já no primeiro parágrafo, o espanto: ”Não adianta se iludir: a família cristã não é mais aquela. E, talvez, nunca mais volte a ser a mesma de outrora. À semelhança da liturgia e da catequese, a família também percorre o caminho da renovação, em busca de um novo modo de ser”. O texto inteiro é profundo e dá indícios de que a Igreja Católica já aceita “novas conformações da família”. O texto me fez refletir sobre algo que há tempos me incomoda no convívio com os católicos: a Sagrada Família jamais foi uma família como tradicionalmente a Igreja e seus membros nos tentam fazer crer. Ao contrário, a metáfora sempre foi a de que o homem, o marido, deve confiar, amar e respeitar sua esposa, ainda que o filho não seja legitimamente seu. Ou alguém tem a coragem de dizer que José era o pai legítimo de Jesus? Concebida ou não sem pecado original, Maria, ao contrário de representar as santas, talvez seja a metáfora da mulher sofrida, abandonada, largada na rua da amargura com o filho. A Bíblia talvez tenha muito mais a nos ensinar de tolerância e respeito à mulher de o quê estejamos dispostos a aprender. Sobre a família, fica mais que evidente a mudança, se não existente, prevista para a conformação a família. O casamento tradicional não era parte desta conformação ensinada. O livro sagrado, ao que parece, é muito mais moderno do que a forma como o lemos. Saí com os pensamentos revigorados daquela missa da Sagrada Família!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.