sábado, 19 de dezembro de 2015

A defesa de um trabalho científico

A preparação da apresentação oral de um trabalho científico nem sempre é tão simples (e fácil) quanto parece. A primeira dificuldade é exercitar a capacidade de síntese, algo complexo para a maioria das pessoas. Eu, por exemplo, tenho sérias dificuldades em elaborar uma apresentação oral, às vezes, precisa ser “um resumo do resumo”. Como a apresentação oral não é exercitada rotineiramente na escola, em todos os níveis, os estudantes chegam à Educação Superior com o tabu de que apresentar um trabalho acadêmico. O medo, às vezes, transforma-se em terror. Eis o segundo problema: a insegurança gerada pelo medo. Aquela sensação de que nada dará certo gera nervosismo. Torna quem vai apresentar o trabalho uma espécie de “perdedor de véspera”. Por isso o orientador (ou orientadora) se torna figura fundamental no processo. Tem de devolver a calma ao orientado. Só assim a apresentação tem mais chances de sucesso. Ao final, porém, que defende um trabalho científico só recupera a calma quando a Banca Examinadora divulga o resultado.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.