quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A morte do respeito aos mais velhos

Quando chego nos estacionamentos dos grandes shoppings que vejo as vagas dos idosos ocupadas por pessoas serelepes que, de idosos não possuem nada, fico a imaginar que o respeito aos mais velhos foi ferido de morte. Basta, no entanto, você pegar algum tipo de transporte coletivo, ônibus ou metrô, por exemplo, para esta possibilidade de morte se confirmar. Raramente os jovens se levantam para ceder o lugar aos idosos. Sem contar o desrespeito no próprio trato. Talvez uma das falhas basilares do nosso processo educacional seja este: esquecemos de trabalha o respeito como habilidade fundamental de um ser humano. E não o respeito pelo respeito. Mas, como diria Maria Luíza Cardinale Baptista, uma forma de “brotação”. Jovens e velhos merecem ser respeitado. Porém, se o respeito não for considerado um valor intrínseco ao processo de vida em comunidade, pouco adiatarão os esforços nas escolas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.