quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Juiz educa mãe e filho

Em tese, sou totalmente contra a judicialização de problemas que envolvem a Educação em todos os níveis. Na prática, no entanto, há casos que, de tão absurdos, só mesmo um excelente juiz para que os eixos sejam restabelecidos. No processo, inclusive, no parecer do juiz, há algumas aberrações. Dentre elas, dizer que o professor “é um vocacionado”. Professores e professoras devem ser valorizados pela importância do trabalho que desenvolvem. Na sentença, o juiz pinta com cores fortes a profissão: "O professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe." Argumentos deste tipo foram usados pelo juiz para negar o pedido de “dano moral” requerido pela mãe do estudante que teve o celular “tomado” pelo professor por ouvir músicas com o fone de ouvidos enquanto a aula ocorria. A alegação da mãe no estudante, no processo, é que o o filho enfrentou um "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional". Ao negar o pedido da mãe, em verdade, o juiz não só a educa, mas também, educa o filho dela. E devolve um pouco de dignidade às profissões: de juiz e de professor.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.