sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Educação é política na essência

Um dos maiores equívocos cometidos por qualquer gestor é entender a Educação como um ato meramente técnico de educar. Educação, em essência, é um ato de amor, de entrega, de inclusão. Se tem como parte essencial a inclusão, não se trata de um ato meramente técnico. É político! Não se faz educação desvinculada do ato político de participar, muito embora o sonho de qualquer político seja uma educação asséptica. Mas, a assepsia política em Educação significa a morte da própria Educação como instrumento político de inclusão de pessoas para o exercício da cidadania. Nenhuma organização educacional forma única e exclusivamente para o mercado, mas, para a vida. E viver é um ato politico por essência. Por ser assim, tão complexa, a vida necessita do componente político tanto para unir quanto par afastar pessoas. Querer formá-las apenas tecnicamente é pensar que se pode transformar um ser humano em mero robô. Grave erro!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.