sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Incertezas fazem bem à pesquisa

Na pesquisa, como na vida, tendemos a buscar a certeza, o lugar do conforto. Portanto, o mais cômodo, o que gera menos trabalho. Daí encaramos as hipóteses ou questões de pesquisa como se fossem “notas promissórias” a serem resgatadas ao final do projeto. Alguns vão mais além: encaram o próprio projeto como se fosse uma nota promissória. A boa pesquisa, ao meu ver, no entanto, deveria ter como metáfora a própria vida, na qual a única certeza é a incerteza. Incertezas revigoram a vida, nos abrem portas para os achados, para as descobertas. Na pesquisa, deveria ser da mesma forma: caminhos traçados não são caminhos chegados. Em assim sendo, além do rigor, teríamos uma pesquisa vigorosa, recheada de descobertas e temperada permanentemente pelo prazer do novo. Venceríamos a mesmice. Seríamos mais criativos e inovadores. Ou nos libertamos, ou faremos pesquisas sem gosto.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.