quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Espaços criativos de aprendizagem

A sala de aula, definitivamente, não pode ser mais um simples local de transmissão e conhecimentos. Precisa mudar e ser um espaço vivo de trocas. Um espaço criativo no qual as pessoas se sintam bem. O que hoje se denomina sala de aula é um lugar frio, sem vida, sem atratividade. Um lugar que vive cheio de gente, porém, não pulsa. Sem cores, é como se fosse uma prisão. Não induz à criatividade, não provoca desejos, enfim, é um espaço pouco adequado para a aprendizagem. De nada adianta a propaganda oficial em torno das mudanças na estrutura curricular se estas não forem acompanhadas de uma revolução na sala de aula. E esta revolução tem de ser na estrutura física e no modo como se processam as trocas. Em assim não sendo, ir à sala de aula é um exercício de resistência.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.