quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Nossa curiosidade inata

Há algo que me chama a atenção nas crianças: a curiosidade intensa em relação descobrir cada detalhe a respeito do mundo, da vida. Aos poucos, porém, dos pais à família, em altíssimas doses, por conta da sociedade, somos tomados pelo medo. A curiosidade dá lugar ao receio em relação ao novo. Tudo, ou quase tudo, é motivo de medo. À medida que crescemos, queremos segurança, perdemos a ousadia. O gosto pelas descobertas muda. Temos a curiosidade inata substituída pela ansiedade. Buscamos a estabilidade, quisera, permanente. Somos moldados pela família, pela escola e pela religião. E todas apontam para o porto seguro. Esquecem que a vida é um jogo da ousadia.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.