quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A hipócrita tese da moral cristã


Nem nos meus piores pesadelos imaginei que o cenário que se nos avizinha para 2018 fosse chegar a tanto. Reconheço, principalmente na primeira vez que perdi a consulta para a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fui avisado. Uma sábia pessoa da comunidade disse-me: “Gilson, tuas ideias estão muito a frente da comunidade da UFAM. A universidade brasileira, em geral, é reacionária e retrograda. Parece que você não percebeu”. Na manifestação do #elenão em Manaus, a Tia da Trufa foi dura e horrendamente criticada pela forma como se manifestou: só de biquíni. A hipocrisia não é regra apenas na família tradicional brasileira. A sociedade é hipócrita e moralista. Tudo pode acontecer, desde que seja empurrado para debaixo do tapete. E foi depois de me lembrar o alerta que me foi feito por quem votou em mim à época que me toquei: é bem-possível sim, que o Besta-fera tenha crescido entre as mulheres após as manifestações. A Mídia Golpista não deixou de divulgar as manifestações. Mas, o fez, porém, expondo sempre o que a “família tradicional” considera bizarro, como a exposição da Tia da Trufa. Li comentários de pelo menos dois homens que não valem um tostão furado a dizer que “sua família não merecia”, “que ela deveria se dar ao respeito”, “que mulher não deve expor a nudez” e coisas do gênero. Hipócritas, mil vezes hipócritas. Consideram a mulher uma propriedade, um bibelô. Suas mães, com certeza, passaram estes valores para eles. Não da família, mas, da hipocrisia como regra, acoitados pelos pais machistas. Mudar este modo de olhar o mundo é um processo gradual e muito demorado. O contexto atual é uma prova disto. Demonstra, ainda, que a luta pela liberdade e pela igualdade de direitos nunca termina.Alguém duvida? Por isso: #elenao, #elenunca!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.