segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um mapa da produtividade em pesquisa no Brasil

O professor e pesquisador do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFBA), Alexandre Nóbrega Duarte, prestou um grande serviço às universidades brasileiras ao desvendar o Mapa de Investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele produziu o artigo "Uma análise sobre a distribuição de bolsas de produtividade do CNPq" no qual faz uma espécie de Raio X das bolsas, por instituição. A bolsa de produtividade é um dos itens por meio do qual se avalia a qualidade do que faz um pesquisador no Brasil. Serve, também, como indicador para avaliar a Instituição a qual pertence o pesquisador. Um texto para ser lido, avaliado e servir como base para políticas públicas, principalmente das universidades e órgãos de fomento da Região Norte.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 26/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.