quarta-feira, 30 de maio de 2018

A responsabilidade de ser professor


Ser professor talvez só tenha uma equivalência na vida: a de ser pai. Ou, quem sabe, como meu filho me perguntou uma vez: o que é ser um pai? Há diferença fundamental entre ser simplesmente “pai” e ser “um pai”. Pai, simplesmente pai, a mim me parece ser aquela “obrigação biológica”. Você nem sempre escolhe. Às vezes, acontece. Ser um pai, no entanto, é opção. Escolha. Talvez, a missão mais nobre de um homem: ser um pai, independentemente de ser pai. Desafio dos maiores. Ato de amor intenso e permanente. Como deve ser o ato de educar. Trajetórias próximas. Talvez, por isso, eu tenha optado por “ser um pai” para os meus filhos biológicos. E para os meus estudantes.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 29/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.