quinta-feira, 3 de maio de 2018

Bullying acadêmico que mata


Definição de Bullying no Wikipedia: “Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. ...” Quem já passou por isso dentro das organizações, especialmente das universidades (publicas ou privadas), sabe bem de o quê se fala. Fica fácil entender o porquê de o cientista mais velho da Austrália, David Goodall, ter decidido se submeter à eutanásia. Causa estranheza é o fato de ele ter percebido só aos 104 anos a violência institucional e dos colegas, em particular, contra ele. Em algumas universidades, ser inventivo, produtivo e criador é pecado mortal. Às sombras, tudo o que você faz, condenam à morte por meio de boicotes internos ou perseguições. E não é diferente com muitos estudantes de pós-graduação, que não são enxotados para não engordarem as estatísticas negativas dos programas, mas, em alguns casos, fazem com que se sintam menor que um grão de areia. Resultado: no mundo inteiro, o Bullying acadêmico, quando não deixa sequelas em vida, provoca ações mais radicais como a de David Goodall. Há reações menores, como a hibernação sabática: uma espécie de eutanásia intelectual.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.