Às
vezes, nós, os professores e professoras, somos obrigados a repetir, inúmeras
vezes, algo que, digamos, transformamos em atividade de sala-de-aula. E porque
isso acontece? No mais das vezes, os estudantes não lerem os textos que darão
suporte às atividades. Quando isso acontece, explicar pouco importa. E toda a
dinâmica que se preparou para a aula foi para o ralo. Resta a nós, os
professores e professoras, estamos preparados, quem sabe, para uma aula mais
tradicional. Quando isso ocorre, no entanto, temos de chamar a atenção para o
fato de que só existe educação inclusiva quando os estudantes se deixam
incluir. Caso contrário, ficaremos sempre em uma educação bancária por meio da
qual transmitimos “ensinamentos” e os estudantes armazenam. Não é o melhor
caminho. Mas, só se muda isso com participação!
Visite também o Blog
de Educação do professor Gilson
Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.