domingo, 20 de maio de 2018

Quando explicar pouco importa


Às vezes, nós, os professores e professoras, somos obrigados a repetir, inúmeras vezes, algo que, digamos, transformamos em atividade de sala-de-aula. E porque isso acontece? No mais das vezes, os estudantes não lerem os textos que darão suporte às atividades. Quando isso acontece, explicar pouco importa. E toda a dinâmica que se preparou para a aula foi para o ralo. Resta a nós, os professores e professoras, estamos preparados, quem sabe, para uma aula mais tradicional. Quando isso ocorre, no entanto, temos de chamar a atenção para o fato de que só existe educação inclusiva quando os estudantes se deixam incluir. Caso contrário, ficaremos sempre em uma educação bancária por meio da qual transmitimos “ensinamentos” e os estudantes armazenam. Não é o melhor caminho. Mas, só se muda isso com participação!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.