Atribuir
notas a alguém é uma das formas mais injustas de se medir o desempenho. Porque
você é obrigado a criar critérios objetivos diante da subjetividade de vida.
Ainda mais, da vida escolar. No mais das vezes, qualquer critério que se use,
existe a possibilidade de se cometer injustiças. Quando se pratica a avaliação
estudante por estudante, provas medem capacidade de trabalho e desempenhos
individuais. É pouco! Temos de ter a sensibilidade apurada para não se deixar
contaminar pelo próprio injusto sistema de notas. É um desafio fazer justiça,
porém, ser o mais justo possível é a nossa meta de educadores. Logo, não
podemos falhar no momento crucial de uma disciplina ou componente curricular. É
valoroso refletir sobre nossos atos e revê-los sempre. Inclusive, quando se
trata de atribuição de notas. Quando mais pudermos ter elementos individuais e
coletivos para chegar a um número, menos injusta será a medição por notas,
equivocadamente chamada, por muitos, de avaliação.
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