terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Alguns falsários se dizem jornalistas


Durante anos, defendi a formação acadêmica como essencial aos jornalistas. Depois, relativizei a questão. Durante anos, vi motoristas e boys das redações se transformarem em “jornalistas”. No mais das vezes, isso ocorria porque os donos de jornais consideram “mais eficaz” transformar motoristas e boys em “fotojornalistas” à falta de jornalistas formados nas universidades que se dedicassem ao fotojornalismo. Da mesma forma, temos “um caminhão de jornalistas” que são, no máximo, radialistas. Em momentos de crise, como os atuais, é que se percebe a necessidade da formação acadêmica. Reacionários, alguns nitidamente falsários, vestem a fantasia de jornalistas e enganam a sociedade: eis o resultado da falta de formação acadêmica.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.