domingo, 17 de fevereiro de 2019

Crônica de uma destruição anunciada


Os ministros da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, da Justiça e Segurança Pública, Sério Moro, da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário e da Advocacia Geral da União, André Mendonça, assinaram um protocolo de intenções para “investigações no MEC”. A operação já foi anunciada como a “Lava Jato na Educação”. O ministro da Educação, Vélez Rodríguez, anunciou que “há indícios de irregularidades no ProUni, no Pronatec e na concessão de bolsas pelas universidades”. Este filme nós já conhecemos. Há uma clara tentativa de jogar na lama todas as universidades públicas com o intuito de repassá-las para a iniciativa privada ou justificar a cobrança de mensalidades. O mesmo esquema de prender ou afastar reitores e reitoras “para poder investigar” foi usado em todas as operações da lava jato original. Tentou se fazer o mesmo com o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Resultado: por não suportar as denúncias injustas e a exposição pública, o reitor suicidou-se. As investigações resultaram em nenhuma prova contra o reitor. Perdemos uma vida, perdemos um excelente educador honesto e a capacidade de lutar. “Eles venceram e o sinal está fechado para nós...” que somos professores e professoras das universidades públicas. Anteciparam o que vão fazer. Estejamos atentos!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.