quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Sucesso escolar é a aprendizagem


É fundamental que seja esclarecido uma coisa aos leitores e leitoras que nos acompanham: o êxito escolar não está nos números, mas, em o quê se aprende. E, para que isso ocorra e fique “espelhado” nos números, é necessário que professores e professoras não sejam escravos dos sistemas de lançamento de notas. Se não, vejamos o exemplo hipotético de dois estudantes, cujas primeiras notas foram 4,0 e 6,0, respectivamente. Só para efeito didático, na prova final, ambos obtiveram a nota 10,0. Quem teve melhor desempenho? O estudante cuja primeira nota foi a menor representa o sucesso escolar e não o segundo. Pelo sistema atual, o primeiro teria média 7,0 e o segundo, média 8,0. Ou seja, temos números que não representam a evolução do estudante. No mesmo período, um saiu de quatro para dez e o outro de seis para dez. Do ponto de vista da avaliação e não, meramente dos números, quem aprendeu mais terminará como a menor nota. É um sistema injusto que precisa ser corrigido para que, ao final, espelhe o ato de aprender e não a obtenção se notas.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.