segunda-feira, 18 de março de 2019

Corra que o Bolsonaro vem aí


Parece até o nome de um filme: “Corra que a polícia vem aí!”. A verdade é que a Administração Superior da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) apresentou uma proposta que “reestruturação administrativa e acadêmica da UFSB” que também ficaria muito bem com o nome de “corra que o Bolsonaro vem aí”. A essência da proposta: fechar cursos e investir pesadamente em EAD. Pode ter sido coincidência, mas, a manchete do Jornal o Globo diz muito: Antes de construir é preciso 'desconstruir muita coisa' no Brasil, diz Bolsonaro nos EUA. A proposta que vem de Itabuna é no mínimo, cruel. E ao invés de reestruturação, mais parece destruição. Tanto que no Campus Paulo Freire (CPF) está previsto o fechamento dos cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura em Artes e Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, recentemente avaliada com a nota máxima, cinco, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Particularmente, considero que a proposta é uma espécie de “embranquecimento” da estrutura administrativa acadêmica da UFSB. Como se a instituição quisesse esconder tudo o que tinha de avanço e ousadia e se enquadrar em um modelo tradicional de universidade que “pratica a EAD com excelência”. É como se, com este procedimento de “embranquecer” rapidamente a IES em tudo, se pudesse criar uma nuvem de proteção contra os ataques, que já começaram, às universidades brasileiras. Ou, não é nada disso e a Chapa que ganhou a consulta para a reitoria da UFSB com o nome de “pé no cão” resolveu enfiar o pé em outra direção da nossa vã compleição física masculina. E o CPF já começa a chorar lágrimas de sangue!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.