sábado, 2 de março de 2019

Só usar Mídias Digitais não basta


Há quem acredite, inclusive entre nós os professores e professoras, que “o uso da tecnologia” em sala de aula é capaz de “elevar qualidade do ensino.” Há erros crassos nestas formas de abordagem. O primeiro deles é o verbo “usar”. O uso puro e simples de tablets, smartphones e quetais não muda em nada o processo de troca de saberes. No máximo, amplifica a possibilidade da troca de informações. Ou seja: dá mais velocidade! As Mídias Digitais podem sim, ser parceiras, logo, são capazes de complementar a sala de aula como espaço de troca de saberes. Amplia, inclusive, o conceito tradicional de sala de aula. O uso pelo uso não passar de uma visão utilitarista da tecnologia, que, desde 2008, no Amazonas, passamos a denominar Mídias Digitais. Desta visão decorre o segundo erro que considero crasso: elevar a qualidade o ensino. Ensinar é um verbo carregado da ideia tecnicista e bancária de que há uma pessoa que ensina e muitos que aprendem. Visão atrasada. Existe sim, um processo permanente de troca de saberes. Em assim não sendo, os estudantes se tornam meros depósitos de informações. A perspectiva do olhar precisa ser mudada para que se mude a aprendizagem de todos os envolvidos no processo da Educação.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.