domingo, 17 de março de 2019

Todo cabresto será condenado


Sobre a postagem de ontem denominada “Valores democráticos subvertidos”, publicada neste mesmo espaço, que em relação com sucessão no Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, disputa entre Lívia Lemos e Caroline Caputo pela Chapa 1 e André Rego e Marina Miranda, compondo a Chapa 2, recebi esclarecimentos de uma pessoa querida, que é TAE, cujo nome considero manter-me no direito de não revelar. Ela me esclareceu que houve uma reunião para tratar de várias pautas, “inclusive a eleição”, mas, que “não fecharam” com nenhuma das chapas. E que se a maioria dos TEAs vota “numa ou noutra chapa é por convergência”. Qualquer cabresto, em quaisquer eleições, deve ser condenado. Inclusive o cabresto ideológico de categorias e unidades acadêmicas. Durante anos, nas consultas, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), condenei veemente (e ainda condeno) a prática de determinados departamentos ou unidades que “fechavam” inteiramente com uma ou outra candidatura. Há categorias que votam corporativamente para tudo. No fundo, se trata de uma velha e carcomida prática do “centralismo democrático”, que, ao meu ver, cheira a enxofre e não condiz com o discurso da liberdade que se deve ter em uma universidade. Se eu for convencido de que as ideias e preceitos do PSL são as melhores, tenho o direito de ser ou defender as ideais deste partido, como posso (e hoje defendo) as ideias do PSOL. E ninguém tem o direito de me condenar por isso. É condenável, em uma democracia, qualquer tipo de pressão para que se vote em A, B ou C. Que cada pessoa, no pleno exercício da cidadania, examine as propostas e vote pela convicção formada. Nem o cabresto sentimental pode ser acionado na hora da escolha. E perfeitamente plausível e aceitável, por exemplo, que a esposa vote e faça campanha para uma candidatura e o marido para outra. Em assim não sendo, depois não poderemos reclamar dos coronéis de barranco ou dos coronéis da mídia. Em uma universidade, não deve haver nenhum tipo de “cabresto”. E se alguém botou um em você, leitor ou leitora, liberte-se! Para que tenhamos uma democracia sadia e o pleno exercício de o quê denomino “cidadania acadêmica”.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.