sexta-feira, 22 de março de 2019

Reestruturação da UFSB apresentada no CPF


A magnífica reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, acompanhada dos Pró-reitores e equipe técnica, bem como do vice-reitor, Francisco Mesquita, apresentaram hoje, das 9h às 12h, na quadra do Campus Paulo Freire (CPF), a proposta de “reestruturação administrativa e acadêmica da UFSB”. De forma geral, a apresentação foi conduzida pela própria Reitora, com a participação do vice-reitor e de alguns Pró-reitores e da Pró-reitora de Gestão Acadêmica, Janaína Losada. Na fala, o que mais se deu ênfase foi o fato de “ser uma proposta” e que pode sofrer ajustes ao longo do processo de discussão. O ponto central da “reestruturação”, de acordo com as falas, é ajustar os números da Instituição aos preceitos da Matriz Andifes. Essa Matriz foi criada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para evitar a distribuição de recursos paras as IFES com base “no balcão”, ou seja, na força política de reitores e os representares dos estados nas bancadas federais e no senado. É uma matriz que busca a equidade na distribuição dos recursos baseada na relação professor/estudante, que deve ser de, no mínimo, 1 professor para cada 18 estudantes. É muito provável que este indicador seja usado pelo governo federal para colocar o cutelo “no pescoço” das universidades brasileiras. Haverá muita luta interna e muita gente que apoia, em parte, a proposta apresentada. O certo, porém, é que ajustes com o olhar na Matriz Andifes são necessários em quaisquer das Instituições de Ensino Superiores (IES). “Cuidado que o Bolsonaro vem aí” é uma realidade!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.