quarta-feira, 9 de maio de 2012

O novo mundo possível de Juan Bodernave


Com o título “La comunicacion y el nuevo mundo posible” o professor paraguaio, Juan Diaz Bodernave, foi o responsável pela Conferência de Abertura do XI Congresso Latinoamericano de Investigadores da Comunicação (Alaic), no Auditório da Faculdade de Direito da Universidad de La República Uruguay. Ele iniciou a conferência lembrando a sua origem paraguaia para dizer que “os guaranis acreditavam em uma terra sem males”, portanto, “outro mundo era possível.” Para ele o modelo civilizatório do mundo ocidental ruiu, pois era baseado em dois elementos devastadores: lucro e acumulação de capital são devastadores. Na fala, ressaltou que só há resistência ao modelo capitalista atualmente nas religiões mundiais, em alguns indígenas primitivos e nas teorias políticas avançadas. Resistir ao modelo e enfrentá-lo requer a destruição do mito de que existe uma superioridade do pensamento ocidental e do progresso com as bases atuais. “É preciso resignificar os conceitos de desenvolvimento e progresso e de que Democracia só existe no capitalismo.” No campo da Comunicação é fundamental varrer o que Bodernave denominou de Epistemologia Colonial, cuja base é racionalista. “Devemos substituir o penso, logo existo, de Descartes, pelo penso, sinto, atuo; logo existo.” O professor defendeu, também, o retorno de uma ética social. Relembrou que Stalin, em nome de determinada racionalidade, matou centenas de camponeses. “Não se pode ter liberdade e igualdade sem fraternidade”, repetiu. Bodernave diz que o ressurgimento da ideia de terra, mulher e sagrado é o que indica a direção desse “novo mundo possível”. O respeito ao lugar, as qualidades femininas e o sagrado são, portanto, os elementos desse novo mundo possível.



Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.