quinta-feira, 10 de maio de 2012

Professor da Ufam apresenta trabalho em Congresso Internacional


O coordenador do Programa de Mídias Digitais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e professor dos Programas de Pós-graduação em Sociedade e Cultura e de Comunicação, Gilson Monteiro, apresentou ontem, no GT6, Economía Política de las Comunicaciones, do XI Congresso Latinoamericano de Investigadores da Comunicação (Alaic), no Auditório da Faculdade de Direito da Universidad de La República Uruguay, o trabalho “Mídias digitais, ecossistemas comunicacionais vivos e o consumo de informações”. A maior novidade é que não se trata meramente de um artigo, mas sim de um ensaio baseado nos “preceitos dos ecossistemas comunicacionais emanado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces) do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).” Monteiro iniciou suas reflexões sobre o comportamento do “varejo de informações na Web” em 1997, no trabalho final da disciplina Comunicação e Marketing, ministrada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (Usp), pela professora Ana Akemi Ikeda. O título do trabalho final daquela disciplina era “Comunicação e varejo no Século XXI”. “Naquele momento, minha preocupação teórica era traçar cenários de como seria o processo de distribuição da informação a partir do advento da Internet e do boom que antevíamos nessa nova logística, em fluxos, que, conseguíamos vislumbrar, quebraria o monopólio da distribuição de informações pelos meios de comunicação de massa tradicionais”, esclarece. Em 2002, publicou o texto “O futuro do varejo de informações na Web”, na Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), e concluiu com duas afirmações ousadas para a época: “todas as empresas estabelecidas na rede serão empresas de mídia e só terá vantagem competitiva na rede quem trabalhar baseado em poderosos bancos de dados a respeito do comportamento de compra (ou de uso) do cliente.” O que é hoje o Facebook, ser não o maior banco de dados do mundo a respeito do consumidor mundial? Pergunta ele no artigo-ensaio apresentado ontem no Congresso da Alaic? O texto faz reflexões sobre o que o professor denominou de Facejournalism e apresenta as bases teóricas do Programa de Mídias Digitais da Ufam (Ecoem).

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.