terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Educação fora da pauta dos candidatos


Uma das coisas que salta aos olhos é a falta de prioridade dos candidatos à prefeitura de Manaus, tanto Artur Neto (PSDB) quanto Vanessa Grazziottin (PC do B) para a Educação. É como se o problema se resumisse às creches e às escolas de tempo integral. Não será com a construção de centenas de creches e de outras dezenas de escolas em tempo integral que o problema da Educação Básica do município será solucionado. A primeira coisa que os candidatos deveriam ter era honestidade, algo didaticamente fundamental para que fosse implantado um processo ético nas relações. Apontar a construção de creches e escolas como se fossem a solução para minorar a péssima qualidade do processo nas escolas é um péssimo início para qualquer um deles. É preciso, antes de tudo, que fiquem explícitas as filosofias de trabalho e a postura que se terá no Governo do Município. Trazer para as discussões durante o processo a questão do casamento homoafetivo e do aborto, por exemplo, é um péssimo sinal. Não se pode espetar do prefeito (ou da prefeita) que incentiva a homofobia e a intolerância. E a questão do aborto não se decide apenas no âmbito municipal. Em todos os níveis da Educação, é fundamental que a tolerância seja parte do processo. Sem isso, de nada adiantam os prédios. Fundamental é o respeito às pessoas, ao outro.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.