quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ufam diz sim à EBSERH por 26 a 13


Membros do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por maioria de 26 a 13, decidiram pela adesão do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A reunião do Consuni começou às 9h e passou do meio-dia. As falas foram divididas entre os que defendiam a adesão imediata à empresa e os que pediam que os conselheiros adiassem a decisão para que o assunto fosse mais amplamente discutido. Os que eram contra a decisão agora argumentavam que, na prática, se trata de um processo de privatização dos hospitais universitários. Reforçavam que a própria justiça brasileira considera que serviços de educação e saúde não podem ser privatizados. Defensores da adesão, por outro lado, dizem que a EBSERH é uma empresa estatal, portanto, não se trata de um processo de privatização, mas sim, de terceirização. O que houve, na verdade, foi uma pressão ilegítima, configurada em chantagem, do Governo Federal que, constantemente, ameaça com o fechamento os hospitais universitários que não aderirem à empresa criada para administrar os hospitais de todas as universidades brasileiras. Até agora, as universidades federias do Paraná e de Campina Grande, na Paraíba, decidiram não aderir à EBSERH. Se a ameaça do Governo Federal for cumprida, são dois hospitais universitários candidatos ao fechamento.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. a próxima ação do governo é criar a Empresa Brasileira de Serviços Universitários (EBSERUni) par começar a privatizações da universidades públicas.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.