sábado, 20 de outubro de 2012

Sala de aula: o espaço das descobertas


O processo de aprendizagem não se completa sem que haja as descobertas. Enquanto a sala de aula for um espaço tradicional similar a uma prisão, será sempre lócus de experiências não libertadoras e tradicionais. Transformar o ambiente da sala de aula em algo prazeroso e atraente é o desafio de qualquer professor e escola em quaisquer dos níveis. Não se pode admitir, tanto nas universidades quanto nas escolas de ensino básico que a sala de aula seja lugar de se manter tradições. No entanto, atualmente, é o que se vê em grande parte das escolas e universidades. À parte os salários e a falta de condições de trabalho, creio ser necessário uma cruzada contra o tradicionalismo na sala de aula. Como já defendi aqui em várias outras postagens, profanar a sala de aula e quebrar o tradicionalismo vigente é fundamental para que se transforme o processo de aprendizagem e troca de saberes. Sem que isso ocorra, qualquer política pública voltada para a melhoria da qualidade do ensino será fadada ao fracasso. A sala de aula precisa ser um ambiente atrativo e acolhedor para estudantes e professores. Só assim se muda essa perspectiva histórica de uma educação exclusiva e seletiva. O desafio da educação brasileira não é servir apenas ao mercado, mas, incluir pessoas em postos de trabalho e indicar o rumo das descobertas do exercício pleno da democracia. Pode ser utópico. Mas, tem de ser a meta.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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