terça-feira, 23 de abril de 2013

A autonomia com responsabilidade


A comunidade universitária parece ter uma visão equivocada do conceito de autonomia. Existe a crença de que autonomia significa "fazer o que bem entender". Gestores, em alguns casos, também se valem desta interpretação (sem cabimento) para cometerem desmandos administrativos inadmissíveis. Fico sempre com uma dúvida: será que a sociedade, nosso principal financiador, investe recursos para que sejam geridos "da forma que bem entender um gestor" ou a sua equipe em quaisquer organização pública? Não sou daqueles que defendem que a autonomia deve existir para servir de escudo. É preciso exercê-la sempre com muita responsabilidade. A fim de não incorrermos em equívocos que prejudiquem a principal interessada em tudo o que se faz com recursos públicos: a própria sociedade. O exercício da autonomia, na vida como nas instituições, pressupõe responsabilidade, ou seja, temos ônus e bônus ao exercermos as atividades em uma organização, assim como na vida. Nas universidades, é preciso ter consciência disso para que, no dia-a-dia, a autonomia não seja confundida com arbitrariedade e desmando. Só assim se pode cumprir a efetiva missão de servir à comunidade e não dela servir-se.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 22/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.