segunda-feira, 15 de abril de 2013

As Mídias Digitais e a exposição da vida


Há quem dia que as Mídias Digitais, principalmente as redes sociais, tais como Twitter e Facebook, causam danos irreversíveis à vida das pessoas. E a explicação para esses danos estaria na exposição excessiva, confundida com aproximação e comunicação. Essa exposição excessiva, no entanto, é o ponto que considero de maior discórdia. Se há exposição excessiva, talvez, seja resultado da pouca experiência que as pessoas têm com uma comunicação que provoca sim, aproximação entre as pessoas. E é, ao meu ver, essa experiência com uma nova forma de comunicação, mais livre, que, também, induz à exposição excessiva. As Mídias Digitais, em si, não são danosas. O que me parece danosa é a exposição excessiva. Tão danosa a ponto de provocar descuido com a segurança pessoal. A exposição da vida privada constantemente, essa sim, é extremamente danosa para algumas pessoas. Trata-se, porém, de um direito individual exercido ao extremo. Quem não impõem nenhum tipo de limites à exposição de tudo o que faz no Facebook e no Twitter, por exemplo, passa a demonstrar uma certa patologia: a da necessidade extrema de exposição. Ao que parece, quem assim age, precisa de tratamento psicológico. Nem por isso as Mídias Digitais podem ser condenadas. Até que se encontre um ponto de equilíbrio, os problemas persistirão.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 13/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.