quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quando a administração vale mais que a Educação


A universidade brasileira precisa, urgentemente, ter o olhar estratégico para a atividade fim, o processo de formação, ou seja, a Educação, e não para a atividade meio: a administração. Durante o processo de consulta realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), falou-se muito em "reforma administrativa". Acontece que nenhuma mudança na estrutura administrativa pode (ou deve ser feita) sem se levar em conta que a universidade, pelo menos na minha visão, deve formar para a vida, para o exercício da cidadania. Não pode ser confundida, com todo o respeito que se deve ter, com uma escola que "forma apenas para o mercado". Não posso admitir a visão de que a universidade existe como um reflexo da sociedade. Entendo que a sociedade só financia a universidade por entender que pode ser modificada por ela. E para melhor! Isso, porém, só ocorrerá se as mudanças administrativas ocorrerem a partir de uma discussão sobre os processos pedagógicos. A estrutura pesada, burocrática e lenta da universidade brasileira não serve mais à sociedade nem a própria universidade. A máquina é lenta, emperrada e não leva em conta a indissociabilidade que deve existir entre ensino, pesquisa e extensão. Ora, quando os processos administrativos de cada um desses elementos do tripé existem de forma separada, a tal indissociabilidade não passa de utopia. Aparece sempre nos discursos mas nunca ocorre no dia a dia. Por isso defendo que é preciso pensar uma reforma administrativa sim, porém, que levem em conta o processo educacional em primeiro lugar e a estrutura administrativa como meio para se chegar ao fim: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Enquanto as mudanças ocorrerem levando em conta as gratificações e as funções administrativa em detrimento do processo, a universidade brasileira patinhara.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.