sábado, 31 de outubro de 2015

A pesquisa e a ética intelectual

Desde que iniciei estudos mais aprofundados sobre Metodologia da Pesquisa Científica, a ponto de publicar um livro, Guia para a elaboração de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses (segunda edição, Edicon, 2002), o fiz com uma convicção: as normas técnicas só existem para que o pesquisador, de forma simplificada, demonstre sua ética intelectual. E qual é a demonstração mais clara desta ética intelectual? A citação das fontes nas quais o pesquisador “bebeu”. As normas, portanto, não passam de um padrão, de uma formatação geral mais aceita pelos pares, pela comunidade científica. Citar, ao nosso ver, não passa de uma forma claramente definida de se demonstrar a ética intelectual. A prática de respeitar o trabalho o outro, no entanto, não pode ser cobrada somente na universidade. Desde cedo, o estudante precisa ser acostumado a citar as obras como forma de respeitar o esforço acadêmico alheio. Em assim não sendo, as normas técnicas não passam de entulho.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.