segunda-feira, 7 de março de 2016

A ignorância com fins de manipulação

Há professores e professoras que fingem ignorância, tentam demonstrar desconhecimento, certamente, com fins de tentar manipular colegas desavisados. Dia desses li que “a PROPESP tinha promovido a aula inaugural” de determinado programa de Pós-graduação. Em seguida, associa-se o fato de o diretor da unidade e o chefe de departamento comporem a mesa de honra (aquela para discursos rápidos, antes da aula propriamente dita) à subordinação do Programa de Pós ao Departamento. Os programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do ponto de vista Administrativo, estão sim subordinados às unidades e aos departamentos, respectivamente, do ponto de vista da distribuição da carga horária dos professores, por exemplo. Do ponto de vista acadêmico, no entanto, relacionam-se diretamente à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), que delibera por meio da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG), que é parte integrante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Portanto, do ponto de vista acadêmico, os programas de Pós-graduação são da Instituição, por isso, na prática, estão subordinados ao CONSEPE. Relativamente à aula inaugural, a PROPESP só promove uma. E só ocorrerá na segunda quinzena deste mês. No entanto, cada programa, no exercício da sua autonomia financeira e administrativa, pode fazer sua aula inaugural. E quando, convidada, a PROPESP se faz presente na figura do pró-reitor ou de algum dos seus diretores. Qualquer outra coisa fora disto é pura tentativa de manipulação ou inverdades ditas com o fim de manipular algu[em ou algum grupo de pessoas. Nada a mais!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.