terça-feira, 8 de março de 2016

Falta ciência na ciência brasileira

Bem, nem sei se não falta ciência na ciência mundial. Mas, desde 1998, quando lancei um dos meus livros denominado “Guia para a elaboração de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses”, pela Edicon, de São Paulo, na Bienal do Livro daquele ano, no Parque do Ibirapuera, que discuto o primeiro passo para quem vai fazer ciência: a escolha do orientador. É o mais importante momento para a vida de um cientista. E não tem nem arremedo de ciência. No próprio livro, ensino que os jovens pesquisadores devem ler sobre a produção os seus futuros orientadores, ver se seu projeto se encaixa nas ideias e objetos se pesquisa do futuro orientador ou orientadora, mas, mesmo seguindo essas orientações que, nem de longe, são científicas, não se tem a certeza de que, ao longo do processo de orientação, as coisas vão dar certo. Como se trata de uma relação entre seres humanos, as variações do humor, tanto do estudante quanto do orientador, podem levar, inclusive, às barras dos tribunais. Talvez fosse melhor assumirmos que a objetividade não existe e tentarmos promover uma ciência baseada no afeto. Certamente, teríamos melhores resultados.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.