domingo, 10 de julho de 2016

A estrutura dos trabalhos acadêmicos

Na redação de trabalhos acadêmicos há sempre a tentativa de se padronizar procedimentos. Claro e evidente que este tipo de padronização tem um fim: formatar os trabalhos de forma a ser lido e aceito pelo maior número possível de cientistas mundo afora. E para que isso ocorra, no Brasil, por exemplo, se “inventou” até uma Norma Brasileira (NBR) para trabalhos acadêmicos, a NBR 14724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com esta Norma, o trabalho acadêmico possui elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré-textuais são os seguintes:

Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Sumário (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)

Os elementos textuais são os seguintes:

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão.

E os elementos Pós-textuais são:

Referências (obrigatório)
Apêndice (opcional)
Anexo (opcional)
Glossário (opcional)

À parte as normas, autores indicam elementos, às vezes, variações da Norma. Em meu livro “Guia para a elaboração trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses”, defendo que nenhum trabalho perderá qualidade e individualidade se seguir a NBR 147124. Relativamente aos elementos textuais, não necessariamente os elementos recebem os nomes dados pela norma, mas, um trabalho acadêmico deve possuir os três elementos equilibradamente distribuídos, sem que o autor perca a sua pessoalidade no texto. Autores como Gilson Volpato, por exemplo, defende que o texto deve ter Introdução, Métodos, Resultados e Discussão (IMRD). Siglas à parte, a contextualização do problema de pesquisa é a primeira parte de um trabalho acadêmico, os métodos e os resultados podem compor a segunda parte do trabalho e a discussão (incluídas as conclusões) é a última parte de um trabalho, no campo textual.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.