sexta-feira, 29 de julho de 2016

Premissas que nos podem cegar

É comum se ouvir que “Fulano de tal é o chato de galochas”. Vejamos o que acontece se usarmos uma premissa deste tipo para um trabalho científico. Se Fulano de tal é um chato de galochas, todo chato usa galochas, portanto, quem usa galochas, é chato. Eis o exemplo e um caminho sem volta em um trabalho científico: quem parte de premissa falsas ou aparentemente verdadeiras, certamente, chegará a conclusões falsas. Evidências e premissas são capazes de nos cegar, de mascarar a realidade. Todo cientista precisa ter muito cuidado com o processo de planejamento do trabalho científico. Como as premissas nos cegam, podem nos conduzir até o fim do trabalho. E levar a conclusões aparentemente verdadeiras, porém, mais discutíveis de o que quaisquer conclusões já as sejam. O pensamento lógico é fundamental até para explicar coisas que podem inicialmente “não ter lógica”. Nosso desfio de cientista e ter muito esmero para não nos deixarmos cegar. Vencê-lo requer vigilância permanente até sobre os nossos pensamentos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.