segunda-feira, 15 de maio de 2017

O significado da soma de diplomas

A cada dia que passa tenho mais convicção de que, pelos menos a universidades, não devem se comportar como se fossem meras “distribuidoras de diplomas e títulos. É preciso ir além: demonstrar para a sociedade que a soma de diplomas e títulos não pode ser confundida com “conhecimento”, muito menos com Ciência. A soma de diplomas pode significar apenas a capacidade de acumular papéis, no sentido mais restrito da palavra. O desafio de todas as escolas é transformar as pessoas. Inclusive, transformar o processo de aquisição de conhecimentos. A própria sociedade precisa entender o papel das escolas no processo da melhoria de vida das pessoas. Por isso, um dos papéis das escolas é desvendar este misterioso “mundo dos papéis”, dos cartórios, dos diplomas. Dos próprios papéis que exercemos na sociedade. Eis mais um dos permanentes desafios que nós, os educadores e educaras, somos obrigados e enfrentar.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.